Labels

Páginas

sábado, 9 de dezembro de 2017

#Curiosidades



Por que temos pesadelo?
De acordo com especialistas o pesadelo é um sonho perturbador (ou ameaçador), associado a pensamentos ruins. Alguns destes sonhos desagradáveis são comuns a muitas pessoas e retratam acidentes, quedas, afogamentos, perseguições, assaltos.

Um ponto importante a observar: um pesadelo sempre vem acompanhado de imagens que consideramos amedrontadoras. Uma pessoa que tenha fobia de cobras pode deparar-se com alguns répteis monstruosos no sonho. Para muitos outros, as serpentes poderiam inspirar cuidados, mas nunca o medo intenso e descontrolado.
Felizmente, dificilmente um pesadelo pode ser considerado como uma experiência premonitória – ou seja, sonhar com a própria morte não significa necessariamente que a “magra” está rondando a nossa casa, pronta para ceifar a nossa vida.
Por que temos Pesadelos?
De acordo com especialistas, os pesadelos são mais comuns na infância e tendem a se reduzir a partir da puberdade. No entanto, adolescentes e adultos podem voltar a experimentar esta vivência considerada negativa de tempos em tempos – e ela sempre vem acompanhada por um despertar súbito, sensação de pânico e dificuldade para voltar a conciliar o sono.
Ao contrário dos demais sonhos, dos quais dificilmente conseguimos nos lembrar ao acordarmos, o pesadelo surge como uma lembrança vívida e com aparência real. Muita gente diz não sonhar (e todos nós sonhamos todas as noites), mas consegue narrar com detalhes as experiências ruins que tiveram enquanto estavam dormindo. Significados dos Pesadelos
Simbolicamente, toda morte representa o fim de um ciclo (inclusive o da vida e todas as suas etapas, mas também o de um relacionamento, de uma experiência profissional, etc.). No entanto, quando ela surge em um pesadelo, quase sempre é um indicativo inconsciente de que o sonhador não está sabendo lidar com a situação.
Seguindo a mesma linha, em um pesadelo no qual a pessoa se vê sendo aprisionada ou caindo e um buraco profundo pode estar, na vida objetiva, sendo (ou sentindo-se) presa a uma experiência desagradável ou insustentável. Sonhar que está sendo roubado ou tem a casa arrombada indica o medo de perder estabilidade.
Um pesadelo é sempre um sinal da nossa mente de que devemos equacionar os problemas do dia a dia. É necessário avaliá-los objetivamente e encontrar os meios mais adequados para superá-los. Pesadelos que se repetem noite após noite são apelos ainda mais eloquente.
Os pesadelos podem ser provocados também por estresse, quando a mente não consegue se desvencilhar dos problemas cotidianos; pela ansiedade; por eventos traumáticos, como um acidente automobilístico; por histórias assustadoras, contadas imediatamente antes do sono; e por alguns medicamentos, álcool e drogas.
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário