Labels

Páginas

sábado, 14 de outubro de 2017

#Curiosidades



Por que Mar Morto?

http://meioambiente.culturamix.com/natureza/tudo-sobre-o-mar-morto

Na verdade, o Mar Morto não é propriamente um mar e sim um grande lago com dimensões de 82 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura. Fica situado no Oriente Médio e banha a Jordânia, Israel e Cisjordânia. Encontra-se a 392 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo: é o ponto mais baixo do planeta Terra.Analisando a localização do Mar Morto não fica difícil perceber por que suas águas são tão salgadas. Dois fatores são responsáveis pela alta salinidade:

1. As águas que abastecem o Mar Morto provêm do rio Jordão, este é rico em sais minerais.
2. A região onde está situado é praticamente desértica, com clima subtropical e semiárido, com verões de altas temperaturas, ou seja, muito seco. O calor aumenta a taxa de evaporação nas superfícies aquáticas.
Conclusão: A água rica em sais minerais se evapora e seu teor de sal se concentra.
Mas em relação ao nome Mar Morto, por que foi batizado assim?
A resposta está na alta concentração de sal em suas águas. Estima-se que seja 300 gramas de sais para cada litro de água, sendo que a quantidade considerada normal e que se faz presente nos oceanos é de 35 gramas para cada litro de água.
Agora pergunto: como pode haver vida em meio a tanto sal? O desenvolvimento de peixes ou vegetação é praticamente impossível, uma vez que o sal incomoda até banhistas que permanecem por poucos minutos, imagine viver neste local. A situação é tão crítica que, os peixes que chegam pelo rio Jordão, morrem instantaneamente ao entrarem no lago. A denominação Mar Morto traduz a impossibilidade de vida neste local.
A salinidade característica favorece a formação de cristais na superfície.
Você sabia?
Nosso blog sempre é demais!!!
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/por-que-mar-morto-recebe-este-nome.htm
Esther / João

Equipe Blog do Maurício


0 comentários:

Postar um comentário