Labels

Páginas

sábado, 19 de agosto de 2017

#Curiosidades



Dinossauro desconhecido fora do Reino Unido descoberto em museu em Lisboa
Dinossauros desta espécie podiam ter mais de 20 metros de comprimento e possuíam pescoços e caudas compridas
Uma investigação de uma equipa de paleontólogos portugueses e espanhóis identificou, através de um úmero descoberto em Peniche, a presença de uma espécie de dinossauros saurópodes comum a Portugal e ao Reino Unido.
"O úmero foi encontrado antes de 1957, na Praia dos Frades [Peniche], mas só com este trabalho tivemos a possibilidade de perceber que se tratava de Duriatitan humerocristatus, espécie só antes conhecida no Jurássico Superior do Reino Unido", explicou à agência Lusa Pedro Mocho, investigador da equipa responsável por um novo estudo sobre dinossáurios saurópodes do Jurássico Superior de Portugal, ou seja, com cerca de 145 a 150 milhões de anos.
Durante os quatro anos do estudo tiveram a oportunidade de rever as vastas coleções de dinossáurios do Museu Geológico de Lisboa, que alberga "uma das coleções de vertebrados mesozoicos mais importantes do continente europeu, com alguns exemplares coletados há mais de 100 anos", considerou Pedro Mocho.
O trabalho agora publicado atualiza o conhecimento sobre a coleção clássica do Museu Geológico, reconhecendo-se "representantes de quase todos os grupos de saurópodes que se conheciam no Jurássico Superior Português, como os camarassaurídeos, turiassáurios, diplodocóides e braquiossaurídeos".
Contudo, revelou Pedro Mocho, "o seu estudo detalhado permitiu identificar uma característica única neste tipo de dinossáurios: a presença de uma crista marcada na face posterior do úmero".
Só após uma visita ao Museu de História Natural (Natural History Museum) de Londres (no Reino Unido), em 2014, a equipe de paleontólogos "voltou a encontrar a mesma característica, desta vez no úmero de Duriatitan humerocristatus", saurópode descoberto no Reino Unido em rochas contemporâneas às rochas onde foi encontrado o exemplar português, ou seja, entre 145 a 150 milhões de anos.
O estudo permitiu assim "identificar, pela primeira vez, a presença de uma espécie de dinossáurios saurópodes comum em ambos os territórios, Portugal e Reino Unido, e acrescenta nova informação sobre as relações e distribuição dos dinossáurios europeus durante o Jurássico Superior", concluiu o investigador. Adaptação:
http://www.portalfiel.com.br/charges/131-charge-estincao-dos-dinossauros-arca-de-noe-biblia.html
  
João / Kaynã
Equipe Blog do Maurício








0 comentários:

Postar um comentário