Labels

Páginas

sábado, 17 de junho de 2017

#Curiosidade

Um pouco da história da chuteira
Os primeiros modelos de chuteiras eram semelhantes às botas, no início sem travas; mas o difícil era algum jogador parar em pé. Surge então, com permissão da regra, as travas, no ano de 1891, os objetos embaixo das chuteiras deveriam ser de couro, e com no máximo 1,27cm; outra característica dessas chuteiras, era a parte onde encaixaria o dedão do pé, que tinha um reforço, já que a época ainda não se apresentava nenhum tipo dos chutes, lançamentos que o futebol foi desenvolvendo, e sim somente as grandes bicudas.
Com as bolas pesadas, e as chuteiras pesadas, que pesavam quase 1kg, os jogadores ainda sentiam dificuldade em arrematar com qualidade; e para melhorar o quesito, em 1925 os irmãos Dassler realizaram modificações no calçado; os canos baixaram, as travas podiam ser trocadas de acordo com o terreno, e o peso caía para 500g.
À medida que o futebol evoluía, os calçados sofriam modificações, empresas que industrializavam as chuteiras, á partir de década de 50 passaram a utilizar couro de vaca para fazer o produto, o tecido dava ao atleta maior controle de bola, e era ainda mais leve.
Começam a surgir as grandes empresas industrializando chuteiras, e nessa aparece a famosa Adidas de Adi Dassler, que cria chuteiras com travas trocáveis, e com tecido de couro de canguru, uma inovação para a década de 50, tendo o primeiro logotipo dos calçados, com as três listras brancas da marca. Adidas reinou por cerca de vinte anos no mercado, mas a chegada da década de 70, começaram a surgir as primeiras ondas de patrocínios no futebol, a Adidas buscou por jogadores para usar sua marca, mas a grande exposição ficou por conta da também alemã e co-irmã da Adidas, a Puma, que foi criada por Rudolf Dassler (irmão de Adi Dassler), que fez com que o atleta do século, Pelé, utilizasse a marca, indo para Copa de 70 no México, com a chuteira Puma King.
A briga na inovação e nos diferentes modelos entre as marcas continuam nos dias de hoje.
E claro nossos alunos ficam enlouquecidos, principalmente quando acontece os campeonatos europeus, pois os alunos se dividem no encantamento dos talentos dos jogadores e nos diferentes modelos nos pés.
Observação: Descobrimos que as marcas Puma e Adidas surgiram da briga entre irmãos. Não é demais!!!
Esther / João
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário