Labels

Páginas

quinta-feira, 2 de março de 2017

#Momento Leitura



Olhos de cão azul

Reunindo onze contos escritos entre 1947 e 1955, 'Olhos de Cão Azul' é uma introdução à obra particularíssima de Gabriel Garcia Marquez.
Nestas histórias, o autor colombiano apresenta as perspectivas, os motivos, a liberdade e a fantasia de um estilo que iria desenvolver em obras que o consagraram como um dos maiores escritores do século.
O tema central desta coletânea é a morte. Apresentando-se de diversas maneiras, ela é uma presença inevitável, resumo de toda uma experiência de vida que define os personagens. Há histórias de mortos adquirindo consciência da morte, naquela faixa intermediária entre o ser vivo - ainda consciente - e o ser morto - que pretende adquirir consciência como o homem que é 'corpo' e 'caveira'do conto 'A terceira renúncia'. Há, também, vidas que são como mortes, como nos contos 'A outra costela da morte' e 'Eva está dentro de seu gato'. Essa mesma morte apresenta-se como uma solução para o problema existencial, pois propicia uma plenitude impossível de ser obtida no decorrer da vida, como em 'Nabo, o negro que fez esperar os anjos'. Em 'Olhos de Cão Azul',  recria a realidade hispano-americana mágica, inserindo nela o homem contemporâneo com sua problemática existencial, seus enigmas e sonhos. 
Neste universo móvel e descentrado, ele inventa um espaço para o real e resgata o mundo americano do esquecimento, criando uma literatura autônoma e original.
Quadrinho
Yasmin
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário