Labels

Páginas

quarta-feira, 8 de março de 2017

#Curiosidades

Curiosidade que assombra ainda nossos dias
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que 35% das mulheres em todo o mundo já tenham sofrido qualquer violência físico e/ou sexual praticada por parceiro íntimo ou violência sexual por um não parceiro em algum momento de suas vidas.
Ao mesmo tempo, alguns estudos nacionais mostram que até 70% das mulheres já foram vítimas de violência física e/ou sexual por parte de um parceiro íntimo.
A ONU (Organização das Nações Unidas) calcula que de todas as mulheres que foram vítimas de homicídio no mundo em 2012, quase metade foram mortas pelos parceiros ou membros da família.
Estudo realizado em Nova Deli em 2012 mostrou que 92% das mulheres indianas relataram haver sofrido algum tipo de violência sexual em espaços públicos ao longo da sua vida e 88% declararam ter sido alvo de algum tipo de assédio sexual verbal (incluindo comentários indesejados de natureza sexual, assobios ou gestos obscenos).
Uma mulher entre dez já tiveram relação sexual forçada ou outros atos sexuais forçados em algum momento de suas vidas. De acordo com estudo do Unicef, os agressores sexuais mais comuns são os atuais ou ex-maridos, companheiros ou namorados.
Mulheres e meninas juntas representam cerca de 70% das vítimas de tráfico humano no mundo, sendo que as meninas representam duas em cada três vítimas, segundo dados da ONU.
Na União Europeia, uma em cada 10 mulheres disseram já haver sofrido assédio pela internet, incluindo ter recebido de forma indesejada mensagens via SMS ou e-mails explícitos, sexualmente ofensivos, ou abordagens inadequadas em redes sociais.
O risco é maior entre as mulheres jovens entre 18 e 29 anos.
No Brasil, mais de 20% das mulheres que haviam sido agredidas alguma vez declararam já haver sofrido violências físicas em mais de cinco ocasiões.
Impacto da violência contra as mulheres sobre as crianças – As crianças que crescem em famílias em que o parceiro agride a mulher podem sofrer uma série de distúrbios comportamentais e emocionais que podem estar associados com essa violência ou com a experiência da violência mais tarde em sua vida.
A violência doméstica também tem sido associada com maiores taxas de mortalidade neonatal e infantil e morbidade (por exemplo, diarreia, desnutrição, doenças).
Que nesta data, 08/03/2017, Dia Internacional da Mulher, possamos refletir sobre como a sociedade vem tratando suas mulheres e claro mudar para uma sociedade com o dever do direito ao respeito a todas.
Boa comemoração e claro continuar na luta por dias melhores.
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário