Labels

Páginas

quarta-feira, 22 de março de 2017

#Curiosidades



                        O que é pachamanca?

Pachamanca é um dos pratos mais antigos e representativos da gastronomia peruana. Em quéchua, língua inca, pachamanca significa pote de terra. O prato é uma espécie de cozido de diferentes tipos de carnes e legumes, especialmente batatas e milhos. Mas o principal diferencial é que a pachamanca é preparada dentro de um buraco na terra.
Primeiro os ingredientes são levados ao fogo por cerca de três horas com especiarias andinas e chicha de jora ( bebida fermentada sagrada).
 Em seguida, é feito um buraco na terra, onde é montada uma pequena fogueira com lenha de eucalipto coberta de pedras. As carnes e vegetais são embalados com ervas andinas em folhas de bananeira e colocados sobre as pedras quentes. Depois, os alimentos são cobertos com um saco de plástico grosso para impedir o contato com a terra, que cobre o buraco. Os alimentos permanecem enterrados por cerca de 45 minutos, para finalizar o cozimento.
A origem da pachamanca é da época do império inca e seu consumo se expandiu da zona central do Peru para outros pontos mais ao sul, como Cusco e Puno. O prato representa o banquete dos peruanos andinos, cultura na qual a comida está entrelaçada ao culto da natureza.
A pachamanca é consumida especialmente entre fevereiro e março, em celebração à colheita, e em importantes festas religiosas e celebrações sociais como casamentos, aniversários, e rituais de pagamento a terra.
20140804-pachamanca-peru-food-katie-quinn.jpg


https://culinaria.terra.com.br/receitas/cozinha/pachamanca-e-prato-tradicional-peruano-veja-como-e-preparado,4a5933238debf310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
Não parece gostoso?
Alguém se habilita a fazer?
Ester
Equipe Blog do Maurício


0 comentários:

Postar um comentário