Labels

Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2016

#CantinhodaCultura

Mãe Gilda 
Semana passada entendemos sobre a tolerância Religiosa. E hoje, falaremos sobre o caso da mãe Gilda. Uma mulher que sofreu preconceitos por sua religião.
Mãe Gilda exercia suas práticas religiosas cotidianamente e sua Casa era frequentada por adeptos moradores da comunidade, como também por aqueles oriundos até de outros estados.
Entretanto, foi a forma de expressão da Mãe Gilda eleita pelo jornal da Igreja Universal  para atacar o povo do Candomblé na sua crença e manifestação prática da sua religiosidade.
A revista Veja publicou matéria em 1992, em que aparecia uma foto de Mãe Gilda, trajada com roupas de sacerdotisa, tendo aos seus pés uma oferenda como forma de solicitar aos orixás que atendessem às súplicas daquele momento.
O jornal publicou essa fotografia, em outubro de 1999, associada a uma agressiva e comprometedora reportagem sobre charlatanismo, sob o título: “Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes”.
A matéria afirmava estar crescendo no País um “mercado de enganação”. Nesta reportagem, a foto da Mãe Gilda, aparece com uma tarja preta nos olhos.
A publicação dessa foto marca o início de um doloroso, porém definidor processo de luta por justiça da família e de todos os religiosos do Candomblé.
A casa da Mãe Gilda foi invadida, seu marido foi agredido verbal e fisicamente, e seu Terreiro foi depredado por evangélicos.
Mãe Gilda não suportou os ataques e, após enfartar, faleceu no dia 21 de janeiro de 2000. 
www.koinonia.org.br
             
“Devemos semear a paz, o amor, a caridade, o perdão, a compreensão e a tolerância, não importa com quem, para quem ou em nome de quem.”
Equipe Blog do Maurício 

Evelyn 

sábado, 30 de janeiro de 2016

#TalentosdoMaurício



Clip Musical produzido por alunos
Hoje temos o clip musical produzido pelas alunas do 4ºD onde a proposta foi a escolha de uma música dentro de sua preferência e pesquisar imagens para construir a interpretação da música.

Esse vídeo foi produzida pelas alunas Anna Flávia, Gabrielly e Estefany.

Equipe Blog do Maurício


sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

#Metrópole

Curta metragem: Sozinho
Giannotti Filmes
Já imaginou como seu cachorro fica sozinho sem você?
O curta retrata a ansiedade e esperança de um cão solitário pela volta de seu dono para casa.
Criação & Direção
Victor Giannotti
Aproveite esse final de semana, pois é o último das férias.
Bom retorno as aulas.
Equipe Blog do Maurício

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

#MomentoLeitura

João e Maria
Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria.
Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fadas, dando profundidade à aventura dos irmãos,mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.
Ficha técnica
Título: João e Maria
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Lorenzo Mattotti
Editora: Intriseca
Quadrinho
Que possamos aprender, nos divertir, ensinar, fazer amigos, reforçar amizades e construir um mundo melhor na nossa escola durante esse ano.
Ótimo retorno a EMEF Maurício Goulart.
Equipe Blog do Maurício

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016