Labels

Páginas

sábado, 15 de outubro de 2016

#TalentosdoMaurício

Professora – Graças a Deus

 Hoje, 15 de outubro, temos a honra de entrevistar a Professora Andréia Viçoso da EMEF Maurício Goulart.
Esperamos que através dela possamos homenagear a todos os professores de nossa escola e demais escolas espalhadas por esse país chamado Brasil.
Conte um pouco do início de ser professora.
Na verdade, no início da carreira, achava que queria ser médica e não professora. Não existiam essas bolsas de incentivo para universidade, impossibilitando fazer em universidade particular e pública muito concorrida, começando então fazer Biologia. Três meses de faculdade comecei atuar como professora e foi muito difícil no início, pois as relações dentro da escola e na sala de aula para um iniciante foi algo assustador.
Comecei então também como professora e aprender na pratica o ofício com todos seus nuances (processo pedagógico, as relações humanas e tudo mais que afeta essa relação entre professor e aluno).
Isso foi em maio de 1993, desde então trabalhando com professora em escolas das periferias que ampliou muito meio conhecimento de mundo e outras realidades que o magistério possibilita.
Professora então graças a Deus, pois minha vida seguiu o caminho que precisava ser traçado e não o caminho que eu achava que deveria.
Aconteceu algo triste nesta jornada?
Como em toda profissão coisas ruins vão acontecendo, pois afinal faz parte da nossa existência, mas penso em fatos diferentes: uma chacina que levou dois alunos da mesma sala (entrava na sala e achava que eles ainda continuavam  sentados no fundo), alunas relatando com detalhes casos de estupros e um aluno que morreu afogado. Esse aluno foi muito triste, pois sua mãe já sabia de sua morte e foi na escola para confirmar que não estava lá. Peguei o carro e levei-a no local. Quando chegamos levantou o saco preto e viu que era seu filho. Começou a beijar sua boca e sacudir seu corpo como se pudesse voltar à vida. Ainda pedia desculpas, pois na feira não pode comprar a maçã que ele queria, pois a prioridade era comprar arroz e feijão.
Aconteceu algo feliz nesta jornada?
Muitas coisas boas norteiam meu caminhar enquanto professora: o brilho no olhar do aluno que aprendeu o novo e sai atrás de outras informações, pois aquilo que passei acabou sendo pouco na busca do aprender. Aprender com meus alunos coisas que nem imaginava e juntos crescermos. Alunos que ainda encontro e falar como fui importante na vida deles, pois às vezes nos sentimos tão pequenos naquilo que fazemos e marcar a vida do outro para o bem é o melhor.
Qual o momento histórico da escola hoje?
Infelizmente estamos em um momento das incertezas, pois são tantas as dificuldades no ofício e ouvir “escola sem partido”, “PEC 241” e outros retrocessos em relação aos direitos humanos me deixa desconfortável neste momento com os rumos da educação.
Espero que seja apenas uma tormenta que vai passar e que voltaremos ao caminho certo.
A escola com vários problemas, como vai fazer economia na educação? E por vinte anos?
O que mais gostaria de acrescentar...
Esse ano aconteceu algo muito ruim comigo. Passando pelo corredor, um aluno estava deitado na mesa e amigos ao lado dele, ele colocou a mão no seu órgão genital e falou para ir com ele. Senti-me tão desrespeitada como professora, como mulher e como mulher com mais idade. E novamente não sabia o que fazer frente a esse novo. E pensado sobre esse fato, ele é fruto de sua criação machista, que não respeita a mulher, mas não é esse olhar para mulher em nossa sociedade?
Temos um candidato presidente americano que pensa que nem ele na Cidade Tiradentes.
Enquanto professora tenho muitas lutas ainda para enfrentar e sei que será até o final de minha missão.
Deixe um recado.
Queridos professores que trabalham comigo e todos os demais muito obrigado por estarmos juntos neste ofício e que possamos resistir a tudo que é propagado na mídia e mesmo pelo governo.
Que possamos resistir com esperança no nosso caminhar e encher nossos alunos de sonhos e esperanças para que possam também lutar por dias melhores.
Pessimismo precisa dar lugar à luta.
Feliz Dia dos Professores.
 Entenda um pouco desta professora e sua jornada:

Queridos professores que seu dia e todos os outros sejam repletos de realizações.
Parabéns!!!
Isabelly/ Vitória
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário