Labels

Páginas

domingo, 4 de setembro de 2016

#CantinhodaCultura

O que é arte abstrata?
Wasiliy Kadinsk
Durante essa semana dois professores estavam discutindo sobre o que é arte abstrata e acabou despertando o interesse em entender.
Veja o que descobrimos:
Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata.
Quando a arte abstrata surgiu no começo do século XX, provocou muita polêmica e indignação. A elite europeia ficou chocada com aqueles formatos considerados “estranhos” e de mau gosto. A arte abstrata quebrou com o tradicionalismo, que buscava sempre a representação realista da vida e das coisas, tentando imitar com perfeição a natureza.
No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo (1951). Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar: Antônio Bandeira, Ivan Serpa, Iberê Camargo, Manabu Mabe, Valdemar Cordeiro, Lígia Clarck e Hélio Oiticica. Estes dois últimos fizeram parte do neoconcretismo.
O interessante em nossa pesquisa é perceber que esse tipo de arte permite a liberdade do observador em interpretar dentro do seu mundo subjetivo aquilo que esteja vendo e sentido.
Ou seja, rompe com o comum.
hightechartes.blogspot.com
Será que não é isso que precisamos aprender: ter liberdade em ver e sentir da nossa própria forma?
Sem influências de padrões pré-determinados?
A arte, independente da forma de sua manifestação, vem sempre nos ensinar.
Por que será que não aprendemos a romper com padrões?
Evelyn
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário