Labels

Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2016

#PlanetaVerde

Chega de fogueira de São João
www.jorbras.com.br
Por que acendemos a fogueira no São João?
Acender a fogueira no São João é uma tradição! Mas onde surgiu esse hábito? O que ele significa? Bem, a fogueiras juninas são de origem europeia e fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão.
 A fogueira do dia de “Midsummer” (24 de junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia.
Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França). Estas celebrações estão ligadas às fogueiras da Páscoa e às fogueiras de Natal.
Uma lenda católica conta que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.
http://www.bloguito.com.br/por-que-acendemos-a-fogueira-no-sao-joao  

Fala sério, por que ainda mesmo queimamos madeiras para fazer a fogueira?
Não somos contra a nenhuma manifestação cultural, pois faz parte da história de um povo, mas devastar matas para realizar um simples ato precisa ser repensando.
 As festas juninas acabam apresentando termino ao final do dia e por isso a iluminação da fogueira era importante, pois não existia sistema de iluminação, mas agora estamos em outro processo tecnológico.
A energia elétrica já chegou e com isso derrubar uma árvore para manter uma tradição não pode ser aceito.
Hoje já conseguimos não ter mais as brincadeiras com o pau de sebo, mas ainda existem alguns lugares que trazem a fogueira.
Será que as matas já não foram bastante danificadas pela ação do homem?
Será que não precisamos dar um basta nisto?
Mude e renove, não por uma moda, mas pela continuidade do planeta Terra.


Leonardo/ Yasmin / Matheus
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário