Labels

Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2015

#PlanetaVerde

VOCÊ SABIA QUE O VASO SANITÁRIO 

NÃO É LATA DE LIXO?
Você já parou para pensar nas consequências de se jogar lixo no vaso sanitário? Antes de responder esta pergunta, saiba como funciona a rede de esgoto.
O esgoto que se forma quando você aciona a descarga do vaso sanitário, por exemplo, é canalizado e cai em uma caixa de concreto, em seguida segue pelos ramais, que coletam os dejetos e resíduos das casas, levando o esgoto até a estação de tratamento.
As tubulações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foram projetadas com dimensões apenas para receber o volume de esgotos domésticos, comerciais e industriais, não permitindo o recebimento de materiais sólidos.
Quando o esgoto chega à estação de tratamento, o resto do material sólido é filtrado e descartado em um aterro sanitário, junto com os demais resíduos sólidos que foram descartados no lixo. O esgoto depois de tratado é lançado em rios, mares ou no mar.
Ao se jogar, por exemplo, papel higiênico no vaso sanitário, ele é facilmente dissolvido, pois é um material de origem vegetal. O papel, por si só, não é capaz de bloquear o fluxo de água. No entanto, ao juntarem seus resíduos com outros detritos, como fios de cabelo, absorvente, gordura e camisinha, e dependendo das condições do encanamento, podem ocasionar o entupimento.
A má utilização da rede coletora de esgoto gera consequências negativas, geralmente, acontece refluxo de esgotos para os imóveis e/ou rompimentos constantes das tubulações por não suportarem o volume inadequado.
O ranking dos responsáveis pela obstrução da rede de esgoto é liderado pelos fios de cabelo, em seguida pela gordura. A gordura, quando entra em contato com a água, torna-se uma pasta. Esta, por sua vez, gruda em outros materiais e entope os ramais.
Segundo a Sabesp, não se deve jogar nada no vaso sanitário, nem mesmo o papel higiênico e o simples fato das pessoas não utilizarem o vaso como lata de lixo, reduziria o número de obstrução. Por exemplo, ao retirar os fios de cabelo do ralo do chuveiro quando se toma banho, diminuiria o problema do entupimento.
O hábito de jogar o papel no vaso sanitário pode ser um grande problema. Caso este hábito se torne comum no dia-a-dia das pessoas, vai chegar um momento em que o sistema de tratamento de esgoto e água potável ficará comprometido.
A consciência ecológica começa com pequenas atitudes que podem fazer do nosso planeta mais sustentável.
. ·https://giodebortoli.wordpress.com/2010/02/01/voce-sabia-que-o-vaso-sanitario-nao-e-lata-de-lixo/www.buzzfeed.com/www.vereadorpaulocamara.com.br

Perceberam que podemos melhorar o mundo até na forma que lidamos com o vaso sanitário?
Faça sua parte...
Equipe Blog do Maurício
Sara / Aleksandra

0 comentários:

Postar um comentário