Labels

Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2015

#PlanetaVerde

Os problemas dos terrenos baldios
Você já teve ter visto uma imagem desta pessoalmente perto de onde mora.
Sabia que pode trazer danos ao meio ambiente?
As terras abandonadas não são exclusividade das cidades do interior ou de bairros periféricos e elas chegam a liderar as listas de reclamações em alguns municípios. Por todo o Brasil existem pessoas que sofrem com esse vizinho indesejado e com os problemas que ele traz.
Os terrenos baldios são espaços das cidades que estão vazios, sem moradores e por conta disso, muitas vezes, tornam-se depósitos de lixo e entulho. 
A falta de limpeza nesses terrenos pode gerar problemas diversos em virtude do acúmulo de lixo e entulho e do crescimento do mato.
Esses fatores facilitam a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos.
Além disso, o mato alto aliado ao acúmulo de lixo pode facilitar a formação de reservatórios de água, que se tornam criadouros do mosquito da dengue. Dessa forma, a ação das equipes de combate à dengue também é prejudicada pela dificuldade de acesso ao local.
Outro problema ocasionado pela presença desses detritos nos terrenos abandonados ocorre nas épocas de chuva, quando a enxurrada pode carregá-los, contribuindo com o entupimento de bueiros e canais de escoamento de água e provocando alagamentos na região.
Quem vive próximo a esses locais ainda deve tomar cuidado com os animais que são atraídos e se criam por ali.
Os entulhos e restos de materiais de construção servem de abrigo para aranhas e escorpiões, por exemplo.
Já o acúmulo de lixo é apontado como um grande problema, pois a presença de matéria orgânica serve de alimento para algumas espécies.
Além do aparecimento de insetos, ratos, escorpiões, os vizinhos de terrenos baldios reclamam do mau cheiro e da presença de pessoas que fazem uso indevido do local.
Tudo isso gera outro inconveniente: a desvalorização de imóveis do entorno.
Resumindo nossas ações sempre trazem consequências que podem ajudar ou prejudicar o meio ambiente e para um mundo melhor é necessário que cada um faça sua parte.
Vamos começar a melhorar o mundo entorno de onde moramos?
Equipe Blog do Maurício
Aleksandra / Sara

0 comentários:

Postar um comentário