Labels

Páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2015

#PlanetaVerde



Chuvas e lixo, combinação perfeita para enchentes

As mudanças climáticas estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.
 Fortes chuvas, geadas e furacões são uma nova realidade do aquecimento global que assola o planeta. 
Todos esses fatos trazem prejuízos incalculáveis à humanidade e muitos deles podem ser evitados. 
Especialistas afirmam que as enchentes são a combinação perfeita da força da natureza com a negligência tanto do poder público, quanto da sociedade. 
Sempre que se joga um papel no chão, uma xepa de cigarro, ou se utiliza da janela do carro como lixeira, moradores de áreas de risco acabam sofrendo com as enchentes.
Esse lixo jogado no chão vai para bueiros, rios e córregos, com muita chuva ele bloqueia água e faz com que as enchentes sejam cada vez mais normais.
 Outra prática muito comum nas capitais brasileiras é se utilizar das margens de rios para jogar fora sofás, eletrodomésticos velhos e até mesmo geladeiras.
 Segundo o engenheiro e especialista em prevenção contra enchentes, Hassan Barakat, de nada adianta fazer ações preventivas se a população não fizer a sua parte. 
Segundo Barakat, as pessoas devem conservar drenagens, valas e canaletas sempre desobstruídas.
Nunca jogar lixo nas ruas, em encostas, córregos, margens de rios ou áreas verdes.  Lembrando que desde o papel de bala, xepas de cigarro e até móveis velhos são lixos.
Além de degradar o meio ambiente e causar tragédias, como mortes e perdas de bens, a falta de atenção da sociedade deve ser mudada urgentemente. Em países europeus, se você jogar lixo na rua, como papel de bala e xepas de cigarro, você é multado em até 50 euros.
Será que vamos mudar nossa postura apenas quando os órgãos públicos atribuir multas por ações que prejudicam o meio ambiente?
Por que não podemos aprender com a educação e o cuidado com o planeta?
Pense sobre isso...
arthurjoaoeluis.blogspot.com.br/2012/08/por-que-nao-devemos-jogar-lixo-nas-ruas_23.html
www.aemflo-cdlsj.org.br/noticias/detalhe/4124
Equipe Blog do Maurício
Sara

0 comentários:

Postar um comentário