Labels

Páginas

domingo, 26 de abril de 2015

#CantinhodaCultura



Dia do Trabalho
Começando o mês de maio, temos o dia do trabalho (ou dia do trabalhador) que é uma data comemorativa, usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.
A luta dos trabalhadores é histórica e a conquista desta data está ligada a momentos difíceis que foram enfrentados em Chicago em 1886, quando os trabalhadores se uniram e foram para as ruas exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas e a melhoria das condições desumanas de trabalho.
A repressão foi violenta. A polícia reprimiu a manifestação,  atacando, prendendo e até matando trabalhadores, que simplesmente lutavam por direitos que eram desconhecidos dos poderosos da época.
Esta lamentável episódio marcou os trabalhadores, de tal forma, que a partir dai as conquistas começaram a acontecer. O Congresso Socialista realizado em Paris em 1889 aprovou a criação do dia mundial do trabalho para primeiro de maio para lembrar e homenagear os mártires de Chicago e as reivindicações trabalhistas.
Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. 
No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data.
Infelizmente a luta dos trabalhadores continua. Diversas classes continuam sendo massacradas de outra forma, mais sutil, mas mesmo assim desumana, como por exemplo, os professores no Brasil. 
São obrigados a trabalhar sem as condições ideais, sofrendo ataques de pais e alunos e recebendo um salário que não condiz com a condição de mestres do saber, que preparam os jovens para o futuro.
A data precisa ser comemorada em respeito a todos que lutaram e perderam a vida, visando melhorar as condições dos trabalhadores no mundo todo.
viveresaber.com / brasilescola.com
        

Muitas foram às conquistas dos trabalhadores em todo o planeta, mas ainda falta muito para ofertar a todos, que geram as riquezas e não desfrutam das mesmas.
Equipe Blog do Maurício
Evelyn

0 comentários:

Postar um comentário