Labels

Páginas

domingo, 1 de março de 2015

#CantinhodaCultura

    Rita Lobato Velho

Na semana que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, vamos conhecer Rita Lobato, uma mulher que venceu o preconceito e tornou seu sonho em realidade!
Nos tempos em que estudar era uma rebeldia,  Rita Lobato Velho Lopes (1866 — 1954) foi a primeira mulher a exercer a Medicina no Brasil, a primeira mulher brasileira a receber um diploma e segunda da América Latina. Alvos de preconceitos, as pioneiras encontraram muitas dificuldades para se afirmar profissionalmente.
Decreto imperial, datado de 1879, permitiu que as mulheres frequentassem cursos oferecidos pelas faculdades e obter, em igualdede de condições com os alunos do sexo masculino, títulos acadêmicos. Os preconceitos, todavia, limiavam as pessoas do sexo feminino às atividades meramente domésticas.
Seu pai levou-a para o Rio de Janeiro e matriculou-a na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
No ano seguinte, ela se transferiu para a Faculdade de Medicina da Bahia, onde colou o grau de doutora em Medicina, em 11 de dezembro de 1887, após defender tese sobre os vários métodos preconizados para a operação cesariana.
No início do curso, lutou contra muitas dificuldades, inclusive a hostilidade de seus colegas de turma e dos professores, os quais, pouco a pouco foram se entusiasmando com a persistência da aluna e colega.
Ao fim da jornada, quando recebeu o diploma, passou a história como a primeira mulher a formar-se em medicina no Brasil e a segunda, na América Latina.
Diplomada, regressou ao seu estado natal, onde se casou com seu  namorado de infância, Antônio Maria Amaro Freitas. Do casamento resultou uma única filha, chamada Isis.
Inicialmente, clinicou em Porto Alegre, onde exerceu a especialidade de obstetrícia.
Em 1910, transferiu-se para Rio Parto, onde foi obstetra de largo conceito, assim permanecendo, à frente de seu consultório, até 1925.
Em 1935, foi eleita vereadora e exerceu o mandato até 1937, quando foi implantado o “Estado Novo”, que fechou as câmaras municipais.
Passou o restante da vida na Estância de Capivari, em Rio Pardo, onde faleceu em 1953, com 87 anos de idade.
                                                     medicosilustresdabahia.blogspot.com.br
Rita Lobato uma das muitas mulheres que abriu caminho para muitas outras em nosso país.
 Feliz Dia Internacional da Mulher espaço que vem sendo conquistado através de luta dia após dia.
                                                                                      Equipe Blog do Maurício
                       Evelyn

0 comentários:

Postar um comentário