Labels

Páginas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

#PlanetaVerde

Flash Back - Tecnologias a favor do Meio 

Ambiente

Avanços tecnológicos ocorrem ao passar dos dias e os fabricantes e idealizadores dessas evoluções se preocupam cada vez mais com o meio ambiente.
É perceptível a mudança nos hábitos dos empreendedores ao se preocuparem com o meio ambiente quando inventam alguma tecnologia. Essa conscientização pode ser explicada, talvez, pelo fato das consequências dos impactos ambientais terem afetado o bolso dos próprios criadores, seja direta ou indiretamente.
O que se destaca, então, é o grande índice de novas tecnologias criadas para tentar combater o desperdício abusivo de resíduos prejudiciais ao meio ambiente. Criar modelos de eletrônicos que gerem mais economia e tenham uma durabilidade maior. Feitos com produtos menos poluentes e que, de certa forma, podem ser recicláveis.
A Apple, por exemplo, começou a se preocupar com seus produtos desde 2007, após serem acusados por negligência ecológica. Steve Jobs, por sua vez, cumpriu o prometido e passou a produzir mercadorias com componentes que causassem menos danos ao meio ambiente. Exemplo disso foi quando eliminou substâncias tóxicas na produção de seus produtos e passou a usar alumínios e vidros recicláveis.
Destaque também para a indústria têxtil, que em 2010 recebeu uma tecnologia apresentada por uma empresa dinamarquesa, a Novozymes – que possui filial no Brasil. A ideia da máquina é diminuir a quantidade de água usada para a fabricação dos tecidos, que se totaliza em 70 mil litros a menos e deixa de lançar 1000 quilos de gás carbônico para cada tonelada de malha fabricada.
Indústria automobilística também é uma outra grande revolução tecnológica que permite a usabilidade de carros elétricos, podendo ser a bateria ou os híbridos. 
Pequenas invenções, mas de grande rentabilidade, já foram desenvolvidos para o melhor funcionamento do ciclo de consumo ecológico. Muitos deles utilizam à luz solar como fonte alternativa. Carregador como entrada USB movido a luz solar e outro bem moderno em forma de Bonsai, que além de ter várias placas que captam a luz solar e recarregam seus eletrônicos, serve, também, como enfeite.
CELULARES que viram flores, notebooks feitos de bambu, mouses produzidos através de plásticos reciclados e porquinhos eletrônicos (cofres) que liberam energia apenas ao colocar moedas, para que as crianças, principalmente, saibam o quanto é valiosa a energia, já estão no mercado e a tendência é aumentar.
A cada dia que passa as indústrias se adaptam a moda de ser sustentável e os impactos ambientais tendem a diminuir. A intenção, os inventores e os benefícios são muito positivos!
http://www.usjt.br/universo_sustentavel/index.php/arquivo-de-noticias/191-tecnologias-a-favor-do-meio-ambiente-.html?gclid=CjwKEAjwkrmhBRD49Mbm_MvruWsSJAAEDt13hm-wVpcYZHKR7iShY44zYkz2lzoyYfYnDe0dAlWVXxoC3hLw_wcB

Equipe Blog do Maurício
Verão 2014/2015

0 comentários:

Postar um comentário